Academia Brasileira de Medicina do Ativo Envelhecimento
destaque-A-importância-da-evolução-da-medicina-para-a-longevidade-aliada-à-especialização-de-médicos

A importância da evolução da medicina para a longevidade aliada à especialização de médicos

Abmae

A importância da evolução da medicina para a longevidade aliada à especialização de médicos

Entender qual é a importância da evolução da medicina para a longevidade aliada à especialização de médicos é essencial. O progresso no âmbito sanitário e o desenvolvimento no campo médico muda a área da saúde constantemente, proporcionando benefícios para toda a população.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019 a expectativa de vida dos brasileiros aumentou para 76,6, o que representa 31,1 anos a mais em relação a 1940. No caso da longevidade feminina, a média estava 7 anos acima da longevidade dos homens quando os dados foram divulgados. Isso foi possível graças a inúmeras conquistas ao longo dos anos, incluindo a evolução da medicina. Além disso, o crescimento dos cuidados com a saúde preventiva comprova a sua relevância para a longevidade da população.

Como a evolução da medicina é importante

A invenção da penicilina e a criação de vacinas são alguns dos principais marcos da evolução da medicina. A prevenção tem um papel importante na longevidade, afinal, por meio de um diagnóstico precoce, é possível identificar as mais diversas doenças. Assim, aumenta a chance de garantir uma vida mais saudável por um tempo maior. 

As técnicas de diagnóstico têm avançado de maneira expressiva, alterando muitos conceitos da medicina. Profissionais das mais variadas especialidades conseguem detectar diferentes doenças com cada vez mais agilidade. Ao fazerem isso ainda no estágio inicial, há mais possibilidades de cura, dependendo da enfermidade.

Além disso, o avanço na criação de aparelhos de última geração e investimentos no check-up personalizado também contribuem para a evolução da medicina. O projeto genoma, que mapeia todos os genes do nosso corpo, também é um excelente fator para isso, possibilitando prever doenças a partir do DNA. Dessa forma, médicos conseguem identificar a predisposição para determinados tipos de câncer, aplicando tratamentos preventivos com eficácia comprovada. 

Importância da especialização médica 

Existem inúmeras possibilidades para médicos se especializarem, para que possam se inserir no mercado de trabalho. Essa especialização é importante por inúmeros motivos, sendo um deles o fato de que isso permite que os profissionais da medicina apliquem em seus pacientes as melhorias da medicina. Assim, é possível contribuir para a longevidade das pessoas a partir dessa profissão. 

Depois da graduação, médicos podem exercer a profissão como clínicos gerais, não podendo ainda exercer atividades voltadas a cardiologia, neurologia e muitas outras especialidades. Durante residência médica, os formados se aperfeiçoam trabalhando em instituições de saúde, sob a supervisão de um profissional experiente. Isso proporciona contato diário com pacientes e garante experiências que enriquecem a formação dos médicos, que podem colocar em prática os conteúdos teóricos que aprenderam no decorrer do curso que realizaram.  

Também é possível se especializar de maneira aprofundada a partir de programas de pós-graduação, que são uma forma de manter uma educação continuada após a faculdade. E esse aperfeiçoamento pode ser feito por quem já se especializou em algum segmento da medicina. Entre em conosco e saiba mais sobre o assunto. Clique aqui para entender o papel da Academia Brasileira de Medicina do Ativo Envelhecimento (ABMAE).