A obesidade tem sido considerada a mais importante desordem nutricional nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, devido ao aumento da sua incidência. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é uma epidemia global que atinge mais de 500 milhões de pessoas. Só no Brasil, cerca de 20% da população tem obesidade, atingindo 18,7% dos homens e 20,7% das mulheres.

A obesidade é uma condição de saúde caracterizada pelo excesso de gordura corporal que apresenta prejuízos à saúde, desencadeando inflamação, alterações metabólicas, dificuldades respiratórias e do aparelho locomotor. É uma doença considerada multifatorial, mas o que isso quer dizer?

Entender a obesidade como uma doença multifatorial é compreender que o acúmulo de gordura corporal excessiva vai além do consumo exagerado de alimentos calóricos, pobres de qualidade nutricional, e de hábitos de vida contemporâneos pouco saudáveis. Atualmente, entende-se que a obesidade culmina de um conjunto de multifatores, como os fatores genéticos, metabólicos, socioambientais e psicológicos, associados as desordens nutricionais e o sedentarismo.

Obesidade e fatores genéticos

Diversos estudos comprovam que há transmissão de genes ligados ao desenvolvimento obesidade, sendo assim, crianças que possuem pais obesos tem maiores chances de desenvolver a doença.

Isso porque, os genes relacionados a obesidade podem exercer efeitos negativos sobre o gasto energético, alterações no apetite e até mesmo disfunções na forma como o organismo processa os nutrientes, aumentado as chances de desenvolvimento de sobrepeso das crianças que adotam os mesmos hábitos de vida dos pais.

Obesidade e fatores metabólicos

Alterações nas funções de glândulas importantes para a homeostase metabólica, como por exemplo das glândulas tireoidiana, suprarrenais e da região hipotalâmica, podem favorecer o desenvolvimento da obesidade.

Além disso, os dois principais hormônios relacionados ao equilíbrio da saciedade e indução do apetite, a Leptina e a Grelina, quando em desequilíbrio metabólico, aumentam a propensão a compulsão alimentar, outro fator que contribui para o desenvolvimento da obesidade.

Obesidade e fatores socioambientais

Indivíduos que vivem em grandes centros metropolitanos, que levam uma vida mais agitada, acabam por praticar menos atividade física, além de serem mais propensos a optar por uma alimentação mais rápida e menos saudável.

Esses dois fatores, combinados a níveis elevados de estresse, tabagismo e o consumo de bebidas alcóolicas, aumentam as chances do desenvolvimento de obesidade.

Há também alguns estudos demonstrando o crescente sobrepeso em populações economicamente desfavorecidas, nesse caso, a obesidade relaciona-se com a dificuldade de acesso a alimentos com valor nutricional adequado.

Obesidade e fatores psicológicos

Doenças que acometem o psicológico também podem contribuir com o sobrepeso da população. O estresse, a depressão, a ansiedade e demais desordens que afetam a psique, podem afetar também o centro da saciedade, propiciando o aparecimento de compulsão alimentar e outras doenças relacionadas a ingesta excessiva de alimentos e calorias.

Sabendo que o desenvolvimento da obesidade engloba inúmeros fatores, o tratamento desta doença também deve ser feita de forma multidisciplinar, por meio de abordagens que considerem as características individuais de cada paciente.

 

Referências

E. N. Wanderley & V. A. Ferreira; Obesidade: uma perspectiva plural; Ciênc. saúde coletiva, v. 15 (1), 2010.
L. Lüdtke & L. S. Roubuste; Obesidade: uma doença multifatorial de abordagem interdisciplinar; Sobresp, v. 4, 2015.
Organização Mundial da Saúde: https://www.who.int/health-topics/obesity#tab=tab_1
Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica: https://abeso.org.br/obesidade-e-sindrome-metabolica/mapa-da-obesidade/

Saiba mais com a ABMAE

A ABMAE é uma sociedade científica, sem fins lucrativos, formada por médicos. Entre em contato e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *