Academia Brasileira de Medicina do Ativo Envelhecimento

Blog

A importância da medicina do esporte e envelhecimento ativo para idosos

Blog-ABMAE-30-07
Abmae

A importância da medicina do esporte e envelhecimento ativo para idosos

O envelhecimento é um processo natural de todo ser vivo, independente de status social, local em que mora, entre outros fatores. Ele acontece de maneira gradativa e é irreversível, isto é, não tem como você barrar ou interromper as modificações biológicas, psicológicas, morfofuncionais e bioquímicas pelas quais o corpo está passando. No entanto, envelhecer não precisa ser sinal de incidências de doenças ou até mesmo que a pessoa esteja incapacitada. Na verdade, é possível envelhecer de maneira saudável, através de um envelhecimento ativo, e a medicina do esporte é uma grande aliada nesse processo. Entenda melhor a seguir. 

O que é a medicina do esporte? 

A medicina do esporte é uma especialidade da medicina responsável, como o próprio nome já diz, por dar atenção à saúde da pessoa que realiza algum esporte e/ou exercício físico, seja de forma profissional ou amadora.

Apesar de grande parte da população brasileira ainda ser sedentária, o foco dessa modalidade da medicina não é só estudar os resultados benéficos da prática de exercícios, mas também ser uma ferramenta de melhoria da qualidade de vida e do desempenho físico do indivíduo. 

E o envelhecimento ativo, o que é?

A população idosa brasileira tende a ser, em 2025, a sexta maior população do mundo. E isso não afeta só a economia, mas também a saúde pública. Por isso fala-se tanto da importância do envelhecimento ativo.

O envelhecimento faz parte do curso evolutivo da vida: nascer, crescer e envelhecer. No entanto, ao contrário do que se pregou por muito tempo, ele não precisa ser uma experiência negativa. O envelhecimento ativo surgiu para ajudar nesse processo, de forma que os idosos não só se exercitem para trabalhar o corpo e a mente, como também mantenham sua autonomia e independência.

Assim, a principal meta de envelhecer ativamente e estimular a população idosa é a de aumentar a expectativa de vida dessa população de forma saudável, além de contribuir indiretamente para com todos que os rodeiam, afinal, teremos mais idosos que jovens futuramente.

Medicina do esporte e a terceira idade 

A medicina, junto com a tecnologia e sua evolução, proporcionam muitas vantagens e mudanças, principalmente para os seres humanos. Um desses benefícios é o aumento da expectativa de vida – que se deu por inúmeros fatores, em especial, pela descoberta da cura e do tratamento de muitas doenças comuns na sociedade.

A prova desses benefícios proporcionados pela medicina é que nunca se viveu tanto e tão bem como hoje. No entanto, cada indivíduo também precisa fazer a sua parte. A chave para envelhecer de maneira saudável e positiva é manter uma vida regrada, com uma alimentação balanceada e prática constante de exercícios físicos. 

Por isso a medicina do esporte é tão importante nessa etapa da vida. Ela ajuda e auxilia as pessoas mais velhas na prática de esportes e exercícios físicos.

Vantagens dos exercícios físicos com auxílio médico:

  • Melhora o corpo e a mente;
  • Ajuda na coordenação motora;
  • Sensação de bem-estar;
  • Fortalece os músculos.

Exercícios físicos recomendados para os idosos:

  • Dança;
  • Natação e hidroginástica;
  • Yoga;
  • Pilates;
  • Musculação.

São exercícios que precisam de acompanhamento de um profissional especializado, que proporcionam o fortalecimento dos músculos, ajuda no equilíbrio, na flexibilidade, melhora a postura e até a respiração, sem contar que contribui ainda para o combate de problemas cardiovasculares, por exemplo. 

O envelhecimento saudável é possível e é uma tendência no mundo atual. A Academia Brasileira de Medicina do Ativo Envelhecimento (ABMAE) é uma sociedade científica, sem fins lucrativos, formada por médicos e profissionais de diferentes áreas da saúde que acreditam que o processo de envelhecimento precoce pode ser retardado e que todos podem viver mais e melhor.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.